Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 8 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
polêmica e pressão

Deputados esperam solução em impasse com Tribunal de Contas

17 Dez 2014 - 16h49Por Campo Grande News

Os deputados estaduais defendem uma solução entre a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Contas, em função da polêmica em relação a abertura de nova vaga de conselheiro, que já teve a indicação de Antônio Carlos Arroyo (PR), por parte do governo estadual. Eles alegam que é desnecessário uma crise entre os poderes e que cada instituição deve fazer o que lhe compete.

"Cada poder deve respeitar o outro, foi indicado um nome através do governador e nós vamos votar, seguindo nossa função, não entendemos o impasse, não é benéfico para nenhuma das partes", disse o deputado Carlos Marun (PMDB). Mesma atitude de Eduardo Rocha (PMDB), que ressaltou que é dever dos deputados votarem e não vão deixar a questão para depois.

O deputado Cabo Almi (PT) ressaltou que esta "queda de braço", demostra que existem outros interesses por trás da disputa da vaga e que ficou explícito nesta posição do Tribunal. "Estamos em total apoio ao Arroyo, o Tribunal julga e nós votamos, é ruim para sociedade ver esta disputa, sem entender os motivos", disse o petista.

Para Londres Machado (PR), o deputado mais experiente da Casa, este impasse é apenas um problema burocrático do Tribunal, que tem que se resolver de forma interna, mas destacou que o nome de Arroyo vai ser votado sem problemas para ocupar o cargo de conselheiro.

Para os deputados, a prerrogativa de indicar o nome para assumir a vaga de conselheiro, no lugar de José Ricardo Cabral, que pediu aposentadoria, é do poder executivo e que de acordo com eles, não houve nenhuma ilegalidade no processo.

Polêmica - O pedido de aposentadoria de José Ricardo, que abre uma vaga na corte, foi apresentando em 25 de novembro. E, desde então, foi protagonista de diversas reclamações quanto à lentidão.

A demora provocou a exoneração do diretor de Gestão de Pessoas do tribunal, Nilton Leopoldino Rodrigues. A decisão ocorreu após reclamações dos deputado Jerson Domingos, em entrevista à imprensa, e Londres Machado (PR), que reclamou pessoalmente no TCE.

A lentidão do processo seria para que a nomeação ficasse para o próximo ano e o “ungido” fosse escolhido pelo governador eleito Reinaldo Azambuja (PSDB).

Na segunda-feira, Arroyo, Jerson e o procurador-geral do Estado, Rafael Coldibelli Francisco, foram a o tribunal e conseguiram que o documento fosse assinado pelo próprio conselheiro. Ontem, a aposentadoria foi oficializada por meio do decreto 5.324.

O rito normal seria que a documentação fosse encaminhada à Governadoria pelo corregedor da corte fiscal, conselheiro Ronaldo Chadid, que está em viagem. Conforme o TCE, o “encaminhamento da matéria ao Executivo e posterior publicação de ato aposentadoria é ato nulo de pleno direito”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL - Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia FÁTIMA DO SUL - ILUMINAÇÃO
Prefeitura ganha iluminação verde pelo Dia Nacional da Defensoria Pública em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - OPOTUNIDADE
JBS/SEARA oferece oportunidades de trabalho e fará seleção quinta-feira, dia 09, em Fátima do Sul
Imagens: CGPA/Sejusp TODOS PELO RIO GRANDE DO SUL
Helicóptero de MS ajuda no resgate de crianças e transporte de gestante no Rio Grande do Sul
Sindicato dos Peritos Papiloscopistas de MS conquista liminar garantindo direito de filiado acumular
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS envia água e mais equipes de resgate para apoio ao Rio Grande do Sul

Mais Lidas

FRENTE FRIA CHEGANDO
FRENTE FRIA chega nos próximos dias e quebra onda de calor com mudança brusca no tempo; CONFIRA
1a Expo Iguatemi
Fatimassulense Lucas Barbosa conquista o pódio no rodeio e fica entre os 5° melhores em Iguatemi-MS
VICENTINA DE LUTO
Vicentina se despede de Arlindo Gomes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
DESPEDIDA
Morre Patricia Abrego, ex-secretária de planejamento de cidade de MS