Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 30 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
ELEIÇÕES 2014

MP registra 166 denúncias e impugna 93 candidaturas em MS

20 Out 2014 - 13h11

O Ministério Público Eleitoral (MPE), em atuação conjunta com a Justiça Eleitoral e órgãos policiais, realizou em Mato Grosso do Sul trabalho de fiscalização da regularidade das eleições. O balanço das atividades, realizadas antes do pleito e no dia da votação, foi divulgado essa semana. Ao todo, 166 denúncias foram recebidas pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), que impugnou 93 candidaturas, emitiu 360 pareceres e ajuizou 33 representações, tudo perante o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS).

As representações buscaram a aplicação de multa aos candidatos que cometeram irregularidades durante a campanha, garantindo a penalização dos infratores. Violações mais graves, que podem levar à cassação dos diplomas e à sanção de inelegibilidade, ainda estão sob investigação da PRE. São casos de abuso de poder, uso indevido dos meios de comunicação, arrecadação e gastos ilícitos de recursos de campanha e até compra de votos.

Primeiro turno

Nas vésperas da votação e no dia do primeiro turno (5), promotores eleitorais e o procurador regional eleitoral saíram às ruas para acompanhar o andamento das eleições. A atividade resultou na fiscalização de 319 locais de votação; apreensão de 160 materiais de campanha irregulares; e na prisão em flagrante de 26 pessoas, a maioria por desobediência (7) e compra de votos (5).

No trabalho realizado pelo MPE, veículos foram abordados e revistados; locais com grande aglomeração de pessoas, vistoriados; e houve, ainda, ação de orientação a eleitores e mesários. Donos de estabelecimentos comerciais, inclusive em assentamentos rurais, foram especialmente alertados quanto à Lei Seca.

“O trabalho realizado em Mato Grosso do Sul começou antes do início das eleições e segue até o final da votação. Trata-se de uma atuação conjunta e integrada em todo estado que busca garantir aos eleitores tranquilidade e justiça na escolha dos candidatos, de modo a resguardar a lisura do pleito e a igualdade de oportunidades entre os candidatos”, ressaltou o procurador regional eleitoral Emerson Kalif Siqueira, que coordena o trabalho do MPE em MS.

MP Eleitoral

Em Mato Grosso do Sul, o trabalho do Ministério Público Eleitoral é realizado por promotores eleitorais (membros do Ministério Público do Estado de MS) e procuradores eleitorais (que integram o Ministério Público Federal). Quem coordena o MPE no Estado é o procurador regional eleitoral, que tem a função de organizar a fiscalização e ajuizar ações perante o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Esse ano, as eleições são gerais, para cargos estaduais e federais, o que exige atuação integrada em todo estado. Quando alguma irregularidade é identificada, os promotores eleitorais, que atuam nos municípios, provocam os juízes eleitorais locais para fazer cessar o ilícito. Os processos são, então, encaminhados para a Procuradoria Regional Eleitoral, que analisa o caso e pode ajuizar ação no TRE para aplicação de penalidades aos infratores.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS anuncia 63 benefícios fiscais que vão gerar impacto no bolso do cidadão
DEPUTADO LONDRES MACHADO AÇÕES DEPUTADO LONDRES MACHADO
Deputado Propõe Nomear Anel Viário em Santa Rita do Pardo em Homenagem a Fernando Martins Mendes
FUNTRAB BORA TRABALHAR
EMPREGO: Veja as 3.955 mil vagas distribuídas em 33 cidades de MS; 1.629 são na Capital
Fotos: Agesul AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Para fortalecer logística, Governo de MS realiza obra em importante estrada de Coxim
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em Costa Rica, Governo do Estado entrega primeiro trecho da MS-316

Mais Lidas

ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento
FOTO: TOP MÍDIA NEWS / REPÓRTER TOPCRIME EM MS
Mulher mata jovem a facadas em festa familiar em MS