Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 19 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Campo Grande - política

Vereadores decidem nesta quarta se cassam prefeito de Campo Grande

Sessão de julgamento está marcada para as 14h na Câmara Municipal.

12 Mar 2014 - 08h16Por G1

Vereadores de Campo Grande votam, nesta quarta-feira (12), a recomendação da Comissão Processante pela cassação do mandato do prefeito Alcides Bernal (PP). O julgamento do político está marcado para as 14h (de MS), no plenário da Câmara Municipal.

Editais de convocação e notificação foram publicados no Diário Oficial de terça-feira (11) após decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Até então a Justiça a nível estadual havia suspendido a realização do procedimento.

Na sexta-feira (7), o prefeito entrou com recurso no STJ para tentar suspender a sessão. O advogado de defesa do pepista, Jesus de Oliveira Sobrinho, afirmou ao G1 na terça-feira (11), que aguarda a decisão, mas garantiu que, independente do resultado, vai ao julgamento e disse que Bernal também confirmou presença.

Movimentação
Desde a noite desta terça-feira (11)  uma grande quantidade de pessoas está acampada em frente à Câmara Municipal para acompanhar a sessão deste quarta. A Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal acompanham a movimentação.

A via que dá acesso ao prédio, a avenida Ricardo Brandão está interditada pela PM no trecho em frente à Câmara. O acesso ao prédio e ao estacionamento também estão restritos.

De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara Municipal, senhas para acompanhar a sessão no plenário da Casa devem ser distribuídas ainda na manhã desta quarta.

Entenda o caso
No dia 30 de setembro de 2012, dois empresários de Campo Grande fizeram denúncias sobre supostas irregularidades em contratos emergenciais firmados por Bernal. Por conta disso, a Câmara decidiu investigar a situação.

No dia 15 de outubro, três vereadores foram designados para fazer essa apuração, no caso, Edil Albuquerque (PMDB), Flávio César (PTdoB) e Alceu Bueno (PSL). A esse grupo é dado o nome de Comissão Processante.

Esses parlamentares tinham três meses para ouvir testemunhas e o prefeito para chegar a uma conclusão. No entanto, houve interrupções porque Bernal acionou a Justiça para impedir o procedimento. Ele conseguiu várias decisões favoráveis, enquanto a Câmara garantia, por meio de recursos, a continuidade dos trabalhos.

O prefeito foi convocado para depor, mas após faltas, acabou encaminhando defesa por escrito. No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, a comissão apresentou o relatório final recomendando aos demais vereadores que o prefeito fosse cassado.

A audiência foi marcada para depois do feriado, no dia 26 de dezembro. Logo no início a sessão teve que ser suspensa por decisão da Justiça a favor de Bernal.

Os vereadores entraram com recurso e ficaram em uma sala dentro da Câmara esperando que o processo fosse analisado. No fim do dia, tiveram autorização para continuar. No entanto, a leitura do relatório mal havia começado quando o evento foi interrompido novamente, dessa vez, de forma definitiva. O político havia conseguido mais uma liminar impedindo que a votação fosse concluída.

A Câmara apelou ao STJ. A decisão saiu na quinta-feira e a audiência foi marcada para esta quarta. Os parlamentares irão votar aquela recomendação feita pela Comissão Processante. Se eles decidirem segui-la, Bernal deixa a prefeitura.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos - João Paulo Serafim EMPREGOS NO MS
Fecularia Eldorado é inaugurada, vai gerar 330 empregos e consolidar industrialização da mandioca
FOTO: DIVULGAÇÃO / GOVERNO DE MS MS DAY -
MS DAY: Governador finaliza semana em Nova Iorque e faz balanço sobre geração de oportunidades ao MS
Foto: Assessoria CPB AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Bolsista do Governo de MS, Yeltsin Jacques é campeão mundial de atletismo com direito a recorde mund
FUNTRAB - Foto: Álvaro Rezende/Arquivo AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS teve a 5ª menor taxa de desocupação do Brasil durante o primeiro trimestre de 2024
EXPORAMA 2024 EXPORAMA 2024 - VEJA PROGRAMAÇÃO
Com Laço, Rodeio, Shows e entrada franca, prefeita anuncia programação do aniversário de CULTURAMA

Mais Lidas

FOTO: ILUSTRATIVAFÁTIMA DO SUL - CARRETA TOP DANCE
Com falhas técnicas e documentais, prefeitura não expede alvará para transporte da Carreta Top Dance
EXPORAMA 2024EXPORAMA 2024 - VEJA PROGRAMAÇÃO
Com Laço, Rodeio, Shows e entrada franca, prefeita anuncia programação do aniversário de CULTURAMA
Foto: reprodução internetNOVA FRENTE FRIA
Nova frente fria derruba temperaturas em MS; confira a previsão
Motocicleta ficou totalmente destruída - Foto: IvinoticiasIVINHEMA - ACIDENTE FATAL
ACIDENTE FATAL: Colisão frontal na BR-376 deixa motociclista morto em Ivinhema
Brasil
Conheça os finais dos principais personagens de "América"