Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 30 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
ANJO QUE CAIU DO CÉU

Bombeiro de folga dá exemplo de bravura ao ajudar vítima de grave acidente

Rotulado como um “anjo que caiu do céu”, um bombeiro de folga ajudou salvar a vítima de grave acidente ocorrido dias atrás em Nova Andradina.

14 Set 2018 - 17h14Por Nova News

Rotulado como um “anjo que caiu do céu”, um bombeiro de folga ajudou salvar a vítima de grave acidente ocorrido dias atrás em Nova Andradina. Após ter conhecimento do exemplo de bravura colocado em prática pelo soldado Junior Degobi de Souza, o Nova News o convidou para uma entrevista especial para detalhar o que aconteceu na madrugada do último dia 30 de agosto quando passava pela BR-267 ao retornar de uma viagem com a família à Capital.

Em um trecho na altura do km 158, a cerca de 33 quilômetros do Distrito de Nova Casa Verde, Degobi relembra que constatou o acidente após veículos começarem a dar sinal luz indicando a obstrução de um dos lados da pista. Quilômetros à frente, ele conta que avistou uma anta morta na pista e, em seguida, encontrou o veículo caído em um barranco a cerca de cinco metros da rodovia.

Após proceder com a sinalização do local para evitar a ocorrência de mais acidentes, o bombeiro deu início ao socorro da vítima diante da gravidade que se deparou. “Mesmo com a minha família no carro, não hesitei em parar e prestar ajuda. Peguei um kit de primeiros socorros que sempre carrego comigo e me doei ao máximo para evitar que o pior acontecesse até que uma unidade de resgate chegasse e o transportasse para um hospital”, salienta o bombeiro.

 
Cb image default
 
Soldado BM Degobi foi convidado pelo Nova News para uma entrevista especial - Foto: Luciene Carvalho/Nova News
 

O veículo, segundo Degobi, estava totalmente destruído. Mesmo consciente, o condutor estava desorientado e apresentava sinais evidentes de TCE (Traumatismo Craniano Encefálico) leve, além de várias lesões e suspeitas de fraturas.

No veículo – um Ford Eco Sport, com placas de Lunardelli (PR) - estava apenas José Mendes de Rezende, de 65 anos. Morador também naquela cidade, ele estava indo a trabalho para São Gabriel D’Oeste quando teria atropelado uma anta que invadiu a pista de forma repentina. Após a colisão, o condutor perdeu o controle da direção e, na sequência, saiu da pista capotando o veículo em seguida.

Devido à gravidade das lesões, Degobi conta que o condutor se mostrava confuso e dizia ter uma pessoa com ele no momento do acidente, desencadeando uma varredura pelo local para checar a informação que não procedia sem ninguém ser encontrado.

 
 
 
Em uma atitude heroica, o bombeiro relata que precisou entrar no veículo pelo para-brisa que foi estilhaçado no acidente. “A vítima estava começando a dar sinais que estava entrando em estado de choque devido às lesões que sofreu e consegui desobstruir uma das portas – que foram danificadas no acidente - caso fosse necessário fazer uma retirada rápida do condutor em caso de incêndio ou explosão proveniente da capotagem”.
 

Não tem como ver uma situação e ficar alheio sem tomar nenhuma atitude. Se eu prestei um juramento de ajudar o próximo, mesmo com o risco da própria vida, assim quero sempre fazer

Soldado BM Degobi

Manter a vítima consciente até a chegada do resgate foi um das principais intervenções do bombeiro na corrida contra o tempo para salvar a sua vida. “O drama foi ainda pior por não haver sinal de celular de nenhuma operadora para fazer contato e pedir ajuda. Motoristas que passavam pelo local conseguiram acionar a Polícia Militar de Casa Verde que comunicou o acidente à base dos bombeiros”.

Demorou cerca de uma hora, conforme Degobi, o tempo que precisou dar assistência à vítima até a viatura de resgate com os bombeiros de serviço do distrito chegar. “Além do traumatismo craniano, o condutor se queixava de dores e lesões mais graves como uma fratura no cotovelo que precisei imobilizar, bem como também uma fratura na costela. Fiquei conversando e acalmando a vítima para não diminuir a consciência já que sentia muita sede, o que caracterizava estado de choque devido a uma hemorragia interna que supostamente estava ocorrendo”.

Relembrando o drama de ajudar uma pessoa que estava em risco iminente de perder a vida, o bombeiro respirou aliviado quando José Mendes foi trazido para o Hospital Regional ‘Francisco Dantas Maniçoba’ para receber atendimento médico. “Foi uma missão cumprida quando o retiramos do veículo e o colocamos na viatura. Ali tive certeza que venci um desafio em estar na hora certa e no lugar certo para colocar em prática o que aprendi em favor do próximo”.

 
Cb image default
 
Eduarda, filha de José Mendes, diz não ter palavras para agradecer o gesto de Degobi - Foto: Divulgação

Na corporação desde abril de 2016 quando veio da Capital para trabalhar em Nova Andradina, Degobi, de 33 anos de idade, diz que ser bombeiro é um sonho idealizado desde criança que pôde realizar. “Como o próprio lema diz ‘vidas alheias e riquezas a salvar’, ser bombeiro é você estar disposto a todo momento a ajudar quem necessita do seu conhecimento. Em outras palavras, significa dar o máximo de si em uma situação adversa para tentar ajudar as pessoas, independente de quem seja, e onde estiver. Assim como aconteceu nesse acidente, não tem como ver uma situação e ficar alheio sem tomar nenhuma atitude. Se eu prestei um juramento de ajudar o próximo, mesmo com o risco da própria vida, assim quero sempre fazer”.

“Um anjo enviado por Deus”

O Nova News manteve contato com a filha da vítima, Eduarda Caroline Carvalho Rezende, que explicou como está a recuperação do pai que, segundo ela, teve quatro costelas fraturadas, além ainda de fraturas na escápula, clavícula e úmero devido ao acidente.

Após um dia internado no HR em Nova Andradina, ela disse à reportagem que o José Mendes foi transferido para o Hospital Santa Rita, em Maringá, e precisou ser submetido a uma cirurgia torácica em virtude das fraturas nas costelas que quase perfuraram o único pulmão do pai. Ele teve alta no dia 7 de setembro – após oito dias hospitalizado – e serão necessários de 90 a 120 dias para o processo total de recuperação.

O pai estar em vivo, para Eduarda, é um milagre de Deus que enviou o soldado Degobi para salvá-lo. “Hoje em dia é muito raro encontrar alguém que tenha compaixão com o próximo. Mesmo estando de folga, ele se prontificou a ajudar e se não fosse ele o meu pai – que é o amor da minha vida - certamente não teria sobrevivido. Eu e minha família só temos a agradecer eternamente o que ele fez por nós. Temos a certeza que ele é um anjo da guarda que Deus colocou ali naquele momento”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
É hoje o encerramento do Encontro Nacional de Violeiros shows de Breno Reis e Marco Viola e Manutti
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS

Mais Lidas

ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento
Jornal São Carlos AgoraLAMENTÁVEL
Casal é encontrado morto em carro