Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 6 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
INVESTIMENTOS DO GOVERNO MS

Governo de MS apoia ação de Brasil e Paraguai, vacinação contra sarampo e febre amarela na fronteira

Os governos do Brasil e do Paraguai vão intensificar, entre os dias 16 e 27 de setembro, a campanha de vacinação contra a febre amarela e sarampo nas cidades de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero

30 Ago 2019 - 07h30Por Portal do MS

Campo Grande (MS) – Os governos do Brasil e do Paraguai vão intensificar, entre os dias 16 e 27 de setembro,  a campanha de vacinação contra a febre amarela e sarampo nas cidades de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, obedecendo o calendário nacional de cada país.  O lançamento acontecerá no dia 16 de setembro nessas duas cidades, com a presença do Ministro da Saúde do Brasil, Luiz Henrique Mandetta, e do Ministro da Saúde do Paraguai, Julio Mazzoleni.

O objetivo é ampliar a cobertura vacinal para o sarampo e febre amarela e, desta forma, controlar as doenças imunopreveníveis em regiões de fronteira devido a reemergência do sarampo nas Américas e potenciais surtos de febre amarela em regiões do Brasil. A iniciativa foi definida no Seminário de Saúde nas Fronteiras do Mercosul, realizado recentemente em Buenos Aires (Argentina) com participação da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

As vacinas para a população das duas cidades fronteiriças serão ofertadas de forma seletiva, sendo a SRC ou tríplice viral contra sarampo, rubéola e caxumba; e a vacina contra a febre amarela (VFA). A primeira será ministrada em pessoas de 12 meses a menores de 29 anos de idade, com meta de alcançar 95% de cobertura vacinal. Já a imunização contra a febre amarela será destinada a pessoas de nove meses a 59 anos, tendo o objetivo de atingir 100% do público alvo.

Para garantir o sucesso da iniciativa, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) irá realizar, na semana que vem (dias 3 e 4 de setembro), uma capacitação para os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Porã, visando agilizar o registro das doses de vacinas que serão administradas no período da ação.

“Solicitamos ao Ministério da Saúde 12 mil doses de vacinas de tríplice viral e já dispomos de 15 mil doses de vacina contra a febre amarela”, afirma a Diretora Geral de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Domingues de Arruda. “Também estamos reunindo profissionais do Núcleo Regional de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Porã com técnicos da região de Amambai, para a definição dos postos de vacinação de ambos os lados, bem como a estratégia de vacinação dos acadêmicos de medicina brasileiros que estudam em universidades de Pedro Juan Caballero”, explica.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, “o sucesso dessa ação depende do envolvimento dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito da União, da Secretaria Estadual de Saúde de MS e Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Porã, bem como da mobilização de recursos humanos, de grupos específicos e das parcerias com os profissionais e gestores do país vizinho, a fim de que haja o alcance das metas em um curto período de tempo”.

 

Texto: Ricardo Minella – Secretaria de Estado de Saúde (SES)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis se despede de Maria Aparecida, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Tereré é tradição em MS (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax) TERERÉ
Tereré é paixão sul-mato-grossense, mas vale ingerir apenas a bebida com termômetros acima dos 35&or
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul amanheceu triste com o falecimento do amigo Martins, pai do Cleber da SOS Celulares
HOSPITAL DA VIDA - Jovem foi transferido para o Hospital da Vida mas não resistiu aos ferimentos - Crédito: Arquivo/Dourados News NÃO RESISTIU
NÃO RESISTIU: Homem morre no Hospital da Vida após acidente de moto
ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão

Mais Lidas

Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
COMPROMISSO COM MS
Em exposição agropecuária de Glória de Dourados, governador reforça compromisso com municipalismo
NOTA MS PREMIADASORTUDOS NO NOTA MS PREMIADA
Sortudos levam R$ 100 mil do Nota MS Premiada, ao todo são 370 ganhadores, CONFIRA AQUI se foi você