Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 5 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
VIOLENCIA DOMESTICA

Isolamento social aumentou número de denúncias de violência contra pessoas idosas

as denúncias de violência contra pessoas idosas recebidas pelo Disque 100, tiveram um aumento de 53% em 2020, se comparadas com o ano de 2019.

16 Jun 2021 - 07h19Por Portal do MS

No Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa — celebrado nesta terça-feira (15), dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), mostram que as denúncias de violência contra pessoas idosas recebidas pelo Disque 100, tiveram um aumento de 53% em 2020, se comparadas com o ano de 2019.

No fim do ano passado, com o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, o número observado em 2019 (48,5 mil registros) passou para 77,18 mil denúncias. No primeiro semestre de 2021, o Disque 100 já registrou mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos contra o idoso no Brasil.

E com o objetivo de diminuir esses dados alarmantes, a Lei 5.215/2018, instituiu a campanha “Junho Prata", que une esforços para conscientizar a população quanto a importância do respeito à integridade física e psíquica da pessoa idosa e estimular a denúncia de ações violentas contra os idosos.

Segundo a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI), Lilian Veronese, a pandemia e o isolamento social contribuíram para que as violações de direitos contra pessoas idosas aumentassem e explica o papel importante da sociedade no enfrentamento dessa violência.

“É papel social respeitar as pessoas idosas em todos os lugares, dando assento no ônibus para sentarem, não estacionar nas vagas destinadas às pessoas idosas, dar o lugar na fila, por exemplo. Se tiver uma idosa na família, conversar, ajudá-la a ter autonomia, informar aos idosos de nosso convívio que é crime fazer piada, discriminar, hostilizar as pessoas idosas. Também é crime se apropriar de bens e dinheiro que é de propriedade da pessoa idosa. Precisamos levar as informações a todos os idosos, as pessoas têm que ter mais empatia, respeito e se conscientizar”, explica.

A campanha é realizada pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e conta com o apoio do Governo do Estado. “Somos parceiros nesta campanha com o intuito de garantir direitos e promover a autonomia, valorização e participação dos idosos na sociedade. Além de levantarmos a bandeira do enfrentamento a violência, precisamos dar visibilidade para o respeito que essas pessoas merecem, pois envelhecer com dignidade é um direito de todos”, reforça o secretário de Cidadania e Cultura, João César Mattogrosso.

As atividades que compõem o Junho Prata estão todas sendo realizadas de forma remota, devido à pandemia da Covid-19, e vão até o dia 3 de julho. Acesse a programação aqui.

 

Jaqueline Hahn Tente Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secc)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Tereré é tradição em MS (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax) TERERÉ
Tereré é paixão sul-mato-grossense, mas vale ingerir apenas a bebida com termômetros acima dos 35&or
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul amanheceu triste com o falecimento do amigo Martins, pai do Cleber da SOS Celulares
HOSPITAL DA VIDA - Jovem foi transferido para o Hospital da Vida mas não resistiu aos ferimentos - Crédito: Arquivo/Dourados News NÃO RESISTIU
NÃO RESISTIU: Homem morre no Hospital da Vida após acidente de moto
ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
Neste momento de dor, muitos usaram as redes sociais para prestarem homenagens / Redes sociais DESPEDIDA
Despedida: 'Linda e amável'; ainda em choque, amigos se despedem e de Ana Gabriela morta em acidente

Mais Lidas

ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
JATEÍ - TUDO DEFINIDO
Estão preparados?, Shows e datas definidas para a maior festa do MS, a Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul amanheceu triste com o falecimento do amigo Martins, pai do Cleber da SOS Celulares
TRAGÉDIA
'Por que nos deixou?': assimilando perda, irmã se despede de jovem morto em acidente em MS