Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 6 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
MAIS VACINAS CHEGANDO

MS pode receber a 5ª remessa da vacina contra a Covid-19 já na próxima semana

Geraldo Resende diz estar esperançosos com a possibilidade de envio de novas doses para Mato Grosso do Sul

16 Fev 2021 - 19h16Por Rodson Lima, SES

Mato Grosso do Sul pode receber a quinta remessa da vacina contra a Covid-19 já na próxima semana. O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, afirma que o Ministério da Saúde comunicou o Fórum Nacional de Governadores nesta segunda-feira (15), que pode liberar 4,8 milhões de doses vacina da Coronavac aos estados até a próxima terça-feira (23).

 “Amanhã haverá uma reunião por videoconferência entre o Ministério da Saúde e o Fórum de Governadores para tratar sobre esse assunto. O Governador do Piauí, Wellington Dias, representante do Fórum Nacional dos Governadores, recebeu um indicativo de nova remessa para segunda ou terça-feira da próxima semana”, explica o secretário.

Geraldo Resende diz estar esperançosos com a possibilidade de envio de novas doses para Mato Grosso do Sul. “Fizemos todas as distribuições em menos de 24 horas, a última chegou em 12 horas e isto colocou o nosso Estado em primeiro lugar na distribuição de doses no país. Assim que o Ministério da Saúde fizer a distribuição, haveremos de acionar a nossa logística para enviar as novas remessas das vacinas o mais rápido possível aos municípios”.

Ainda não se sabe o quantitativo de doses a ser encaminhado pelo Ministério da Saúde ao Estado, mas espera-se que sejam suficientes para finalizar a imunização do grupo prioritário e dos idosos acima de 80 anos. “Sabemos da dramaticidade do Estado do Amazonas que deverá receber 5% deste quantitativo anunciado, mas não sabemos o quanto será enviado para os demais estados”, pontua o secretário.

Geraldo Resende afirma que mantém contato com diversos secretários municipais onde cobra agilidade no processo de imunização, principalmente para aqueles municípios que possuem população indígena aldeada.

“Quero que os municípios que têm essa população melhorem a performance de vacinação nas aldeias. Em paralelo, tenho procurado conversar com os todos os municípios para resolver questões pontuais para que nós possamos garantir eficiência no processo de aplicação da vacina assim como somos na distribuição das doses”, ressalta o secretário.

Histórico das remessas

Mato Grosso do Sul já recebeu 222.746 (vacinas), em quatro carregamentos enviados pelo Ministério da Saúde. A primeira (remessa) chegou no dia 18 de janeiro, com um lote de 158,7 mil doses da vacina Coronavac.

O segundo lote desembarcou no Estado em 24 de janeiro, com 22 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. Já o terceiro lote chegou ao Estado em 25 de janeiro, em um reforço de mais 10,2 mil doses da Coronavac. A quarta remessa com 32 mil doses de vacina contra a Covid-19 foi entregue ao Governo do Estado no dia 7 de fevereiro.

O governo de Mato Grosso do Sul trabalha para conseguir com mais rapidez a vinda dos imunizantes. E ressalta que o quantitativo divulgado de 4,8 milhões de doses a ser enviado pelo Ministério da Saúde aos estados pode sofrer mudanças, considerando que as tratativas estão em andamento.

Além da distribuição das vacinas, Mato Grosso do Sul também se tornou destaque nacional na aplicação dos imunizantes, estando entre os primeiros colocados em todo País na vacinação, quando é feita a contagem proporcional ao número de habitantes. O “Vacinômetro” mostra nesta terça-feira (16) que já foram aplicadas no Estado 122.121 doses de vacinas, o que representa o índice de 3,47% da população total do Estado.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: CBMMS AÇÕES NO RS
Bombeiros de MS resgataram mais de 900 pessoas e 200 animais no Rio Grande do Sul
FOTO: GEONE BERNARDO TCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis se despede de Maria Aparecida, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Tereré é tradição em MS (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax) TERERÉ
Tereré é paixão sul-mato-grossense, mas vale ingerir apenas a bebida com termômetros acima dos 35&or
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul amanheceu triste com o falecimento do amigo Martins, pai do Cleber da SOS Celulares

Mais Lidas

Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo
COMPROMISSO COM MS
Em exposição agropecuária de Glória de Dourados, governador reforça compromisso com municipalismo
Tereré é tradição em MS (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)TERERÉ
Tereré é paixão sul-mato-grossense, mas vale ingerir apenas a bebida com termômetros acima dos 35&or