Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 6 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
MÃE DE VERDADE

Mulher dá à luz em cima de árvore durante ciclone em Moçambique

'Não tive outra opção a não ser subir numa mangueira', disse a mulher

4 Abr 2019 - 10h19Por Extra

Em meio ao ciclone Idai, que atingiu o centro de Moçambique no dia 14 de março e deixou quase 900 mortos, uma mulher deu à luz uma menina em cima de uma árvore. Identificada como Amélia, ela estava em casa com o filho de 2 anos, a poucos quilômetros de distância de Dombe, na província de Manica, onde mais de 3 mil sobreviventes foram encontrados. A bebê, chamada Sara, aparenta estar bem de saúde, informou a Unicef nesta terça-feira.

"Sem aviso, a água começou a entrar dentro da casa, e eu não tive outra opção a não ser subir numa mangueira. Então as dores começaram, e eu não tinha ninguém por perto para me ajudar. Em cima daquela árvore eu dei à luz a minha filha Sara. Eu estava sozinha com a Sara e o meu filho, ficamos naquela árvore durante dois dias depois do nascimento da Sara. Mais tarde, os vizinhos me ajudaram a descer e chegamos a este lugar seguro", disse a mulher, que não soube dizer sua própria idade.

Sara é amamentada constantemente por Amélia, que recebe apoio das outras mães afetadas no centro de acomodação improvisado de Nhamhemba, no posto administrativo de Dombe, que se estende por um vale de cerca de 80 quilômetros, irrigado por vários rios que, devido ao ciclone, transbordaram violentamente inundando uma imensa área.

Amélia também recebe assistência de saúde e nutrição do agente comunitário de saúde Josias Tchaka, que também perdeu sua casa e seus bens durante o ciclone, mas por ter sido treinado desde 2015 pelo Ministério de Saúde, ele foi o único provedor de cuidados primários de saúde e nutrição para os seus vizinhos.

O ciclone afetou 1,9 milhões de pessoas, das quais 1 milhão são crianças. As chuvas torrenciais e os fortes ventos causaram uma extensa destruição e inundações, que, de acordo com o último relatório, mataram quase 900 pessoas não só em Moçambique mas também no vizinho Zimbabué. Os esforços de resgate e assistência humanitária ainda estão em curso nas áreas mais atingidas.

Sara não foi a única menina a nascer durante a passagem do ciclone. A pequena Teresa José nasceu em 15 de Março, na escola primária de Matarara, no distrito de Sussundenga, também província de Manica. A unidade de ensino agora é usada como abrigo e centro de acomodação para mais de 400 famílias. A mãe da bebê, Amélia José, o pai, José Mateus, e o irmão de 5 anos, José, tiveram que deixar sua casa para trás em meio à destruição.

Campanha de vacinação em massa contra cólera

A Unicef classificou a situação como grave e disse que tem prestado apoio ao governo de Moçambique para restabelecer os serviços de saúde básicos, incluindo a vacinação, prevenção e tratamento da malária para as comunidades afetadas e também garantir que medicamentos essenciais estejam disponíveis nos centros de saúde e brigadas móveis.

As autoridades moçambicanas deram início nesta quarta-feira a uma campanha de vacinação em massa para conter a epidemia de cólera causada pelas inundações que se seguiram ao ciclone tropical Idai no centro do país no mês passado.

De acordo com o último relatório, mais de 1,4 mil casos de cólera já foram relatados em Beira, a segunda maior cidade do país devastada pelo ciclone, que matou duas pessoas.

A vacinação oral visa a cerca de 884 mil pessoas, ou seja, 80% da população que vive na região da Beira, segundo Marie Benigna, do Ministério da Saúde.

Financiado pela Vaccine Alliance (Gavi), esta campanha é liderada pelas Nações Unidas e por ONGs como a Cruz Vermelha, o Crescente Vermelho e os Médicos Sem Fronteiras (MSF).

O ciclone Idai atingiu o porto da Beira e seu meio milhão de habitantes em 14 de março.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: CBMMS AÇÕES NO RS
Bombeiros de MS resgataram mais de 900 pessoas e 200 animais no Rio Grande do Sul
FOTO: GEONE BERNARDO TCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis se despede de Maria Aparecida, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Tereré é tradição em MS (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax) TERERÉ
Tereré é paixão sul-mato-grossense, mas vale ingerir apenas a bebida com termômetros acima dos 35&or
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul amanheceu triste com o falecimento do amigo Martins, pai do Cleber da SOS Celulares

Mais Lidas

Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo
COMPROMISSO COM MS
Em exposição agropecuária de Glória de Dourados, governador reforça compromisso com municipalismo
Tereré é tradição em MS (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)TERERÉ
Tereré é paixão sul-mato-grossense, mas vale ingerir apenas a bebida com termômetros acima dos 35&or