Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 3 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Mato Grosso do Sul

No Estado, 50 locais vendiam produtos impróprios para o consumo

21 Ago 2014 - 17h00Por Campo Grande News

De janeiro até agosto deste ano cerca de 70 toneladas de alimentos impróprios para o consumo humano já foram apreendidos e descartados e mais de 50 estabelecimentos multados em Mato Grosso do Sul. Esse é o balanço preliminar feito pela Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), que realiza as fiscalizações em parceria com o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e Vigilância Sanitária.

De acordo com o titular da Decon, delegado Gomides Ferreira dos Santos Neto, o maior volume de apreensões registrado no Estado este ano foi de 30 toneladas de alimentos impróprios para o consumo humano apreendidos em operação realizada em março em municípios da região norte.

Já a segunda maior apreensão foi de cerca de 10 toneladas de produtos de origem animal clandestinos, apreendidos no início de julho em estabelecimentos comerciais dos municípios de Costa Rica, Figueirão, Cassilândia, Paranaíba e região.

Segundo ele, somente em dois laticínios dos municípios de Cassilândia e Costa Rica foram apreendidas 4,5 toneladas de queijos inadequados ao consumo. Os produtos não tinham origem comprovada, nem haviam passado por inspeção dos órgãos sanitários.Os queijos eram vendidos de maneira irregular para laticínios e cooperativas do Estado de São Paulo.

Gomides frisa que os estabelecimentos comerciais fiscalizados tinham condições higiênicas precárias ou até mesmo não possuíam condição alguma, contrariando todas as legislações sanitárias vigentes.

"Infelizmente, principalmente, no interior, não há o cuidado necessário com o armazenamento e o transporte desses alimentos. Isso representa um risco a saúde e também uma concorrência desleal prejudicando aqueles que cumprem todas as normas", alertou.

 
 
O consumo de produtos de origem animal produzidos a partir de abates clandestinos pode gerar diversas doenças (foto: divulgação/Decon)O consumo de produtos de origem animal produzidos a partir de abates clandestinos pode gerar diversas doenças (foto: divulgação/Decon)

Fiscalização - Em Campo Grande, as ações não são frequentes. Segundo o delegado, o volume de apreensões de alimentos impróprios na Capital representa menos de 10% do volume total apreendido em todo o Estado.

De acordo com o técnico da Vigilância Sanitária do município, Leonardo Azambuja Jacarandá, este ano já foram apreendidas aproximadamente 6 toneladas de alimentos impróprios para consumo em estabelecimentos da Capital. Segundo ele, o volume de apreensões não sofreu uma grande variação em comparação com o ano passado, onde foram apreendidas ao todo 15 toneladas de alimentos.

Na Capital, Azambuja ressalta que as ações são periódicas e a maioria das fiscalizações, que são feitas a pedido do Ministério Público Estadual, são para verificar irregularidades no armazenamento e manuseio de produtos de origem animal.

Segundo ele, a maior dificuldade encontrada pela Vigilância na Capital é quanto a fiscalização de restaurantes, pequenos comércios e açougues localizados na periferia na cidade.

Na semana passada, foram apreendidas cerca de 1 tonelada de carne bovina que foi transportada irregularmente em um açougue no bairro Tiradentes, saída para Três Lagoas.

O consumo de produtos de origem animal produzidos a partir de abates clandestinos pode gerar diversas doenças para o ser humano, como cisticercose e brucelose, além de transtornos gástricos como diarreia, vômitos e, em casos mais graves, até mesmo óbito.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul amanheceu triste com o falecimento do amigo Martins, pai do Cleber da SOS Celulares
HOSPITAL DA VIDA - Jovem foi transferido para o Hospital da Vida mas não resistiu aos ferimentos - Crédito: Arquivo/Dourados News NÃO RESISTIU
NÃO RESISTIU: Homem morre no Hospital da Vida após acidente de moto
ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
Neste momento de dor, muitos usaram as redes sociais para prestarem homenagens / Redes sociais DESPEDIDA
Despedida: 'Linda e amável'; ainda em choque, amigos se despedem e de Ana Gabriela morta em acidente
FOTO: ASSESSORIA INAUGURAÇÃO
Atendendo Fátima do Sul e região, inaugurou na última 5ª-feira Vanessa Parpinelli Estética Avançada

Mais Lidas

ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
JATEÍ - TUDO DEFINIDO
Estão preparados?, Shows e datas definidas para a maior festa do MS, a Festa da Fogueira de Jateí
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
Religião
Nesse domingo a Paróquia Rainha dos Apóstolos em Vicentina realiza o primeiro retiro para mulheres