Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 5 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
NOVELA PANTANAL

10 coisas que deixariam a novela Pantanal mais fiel ao jeito sul-mato-grossense

8 Mai 2022 - 11h59Por Leandro Marques / MídiaMais

Não há como negar: o desafio de recriar um clássico da dramaturgia nacional em ambiente sul-mato-grossense está dando muito certo! Baseada em um dos maiores fenômenos da televisão na década de 1990, o remake da novela , da Rede Globo, caiu no gosto do público, crítica e fãs da obra de Benedito Ruy Barbosa.  

Desafio ousado, já que a faixa de horário já vinha patinando em audiência, fora a ação da pandemia que obrigou a emissora a reprisar alguns de seus folhetins mais populares. Com o retorno das novelas inéditas, a nova produção tem mostrado a que veio, bombando em audiência e engajamento nas redes sociais. 

pantanal

Logotipo oficial da novela "Pantanal" na Globo - (Foto: Reprodução)

Com a novela no ar, ligar a TV é como se fosse abrir uma janela, pois podemos ver nossos costumes e tradições na principal emissora do país. Mesmo com alguns furos que irritam os noveleiros mais fervorosos de MS, lá estão nossas rodas de viola, o tereré, nossas paisagens...

Mas será que não estão faltando algumas coisinhas pra novela ficar mais sul-mato-grossense do que ela já é? 

Jornal Midiamax selecionou 10 sugestões despretensiosas e bem humoradas para dona Rede Globo analisar e usar, vai que cola!

1 – Sul-mato-grossense adora lembrar: 'do Sul!' 

Entre as tradições que não deixamos de lado é reforçar que o nosso Estado tem nome e "sobrenome", aqui é Mato Grosso DO SUL! Mesmo o texto confirmando que a história se passa em terra sul-mato-grossenses a própria imprensa e algumas as pessoas ainda cometem esse equívoco, confundindo os estados.

Nosso querido autor, Bruno Luperi, poderia incluir uma cena de alguém chamando nosso MS de "Mato Grosso" e ter alguém completando com um “do Sul” bem saboroso. Poderia ser até o velho Eugênio, personagem de Almir Sater, responsável por receber os turistas e visitantes em nosso bioma. 

 2 – Menos “ARA” e mais “EITA PÊGA” 

A expressão “Ara” aparece na maioria dos textos dos personagens pantaneiros, sim faz parte do vocabulário local, mas existe outra expressão que imprime muito mais o nosso jeitinho “Leôncio” de ser. Eita Pêga é hit, frase curta e impactante que pode ser usado de diversas formas e interpretações. Expressão de surpresa ou espanto, que poderia ser muito mais aproveitada na novela atual, que já eternizou o “larga mão”, desde a versão original.  

peoes pantanal 1.jpg

Tadeu, Levi, Guito e Alcides são os principais peões da segunda fase de "Pantanal" - (Fotos: TV Globo)

 3 – Paraguaios, bolivianos, indígenas 

Nossa miscigenação é tão grande que é um assunto à parte, pois também temos muitas influências dos nossos hermanos de fronteira e dos povos indígenas locais. Portanto, ter a participação de personagens com essa identidade só fortaleceria nossa cultura, pois os povos fronteiriços e indígenas carregam em si muita da cultura que vivenciamos. Fora o sotaque que é muito legal! 

 4 – Cadê um personagem corumbaense?  

Não seria demais se tivesse um personagem nascido em Corumbá? Com o sotaque acentuado, os ésses e xis puxados, daquele jeito de falar gostoso e divertido que só os corumbaenses têm. Seria sucesso com certeza, pois carisma, alegria, o sotaque e uma das mais ricas culturas do MS, a gente vê de sobra em Corumbá. 

Imagem aérea de Corumbá

Corumbá - MS (foto: Reprodução)

 5 – Falando em sotaque, qual o sotaque sul-mato-grossense?   

... a Rede Globo tem um sotaque que é só dela, tem o baianês da Globo e o baianês dos baianos, por exemplo. Alguns atores estão colocando mais tinta nas falas e arrastando no sotaque, imprimindo o “caipirês” de outros estados do Brasil.

Nossa prosódia tem suas características e identidades, seria mais orgânico se alguns dos atores bebesse mais dessa fonte do que de outras, nossa Brasil é gigante e tem muitos sotaques a se descobrir, um deles é o nosso. 

 6 – A muda é de Campo Grande? 

Misteriosa, desconfiada, vingativa e de poucas palavras, a personagem Muda da novela poderia bem ser uma vizinha sua de Campo Grande...

Apesar de não ser uma regra, muito campo-grandense se faz de mudo para não dar nem um rápido bom dia. Isso é na academia, do trânsito, no trabalho... Sempre tem alguém para deixar os “emocionados” no vácuo entre sul-mato-grossenses. 

AH, a personagem Muda, interpretada hoje por Bella Campos, é paranaense. 

juma e muda

Juma e Muda estão sendo shippadas por público jovem da novela "Pantanal" - (Foto: TV Globo)

7 – Delinha, a onça do Pantanal!!! 

Nossa Rainha, nossa artista amada, idolatrada, salve, salve, era a melhor pessoa para nos representar nas cenas de festa e cantoria... Dona de um acervo musical gigantesco e maravilhoso, nosso patrimônio artístico, Delinha seria um convite certeiro e emocionante para todos de MS.

A participação dela emocionaria todo sul-mato-grossense que ama e respeita o legado de nossa maior artista. 
 

Delinha 1

Delinha (Foto: Arquivo Pessoal)

8 – Chipa 

Que a Filó é uma cozinheira de mão cheia a gente sabe, tanto que os pratos da personagem dos anos 90 fizeram tanto sucesso que a atriz Jussara Freire lançou um livro de  com suas receitas.

Agora vivida por Dira Paes, ainda não vimos nem uma travessa de chipa quentinha, saindo do forno e fazendo a alegria da peonada no melhor estilo sul-mato-grossense. Hmmm, deu vontade só de imaginar. 

9 - Rolês bobos e gostosos em Bonito, Aquidauana, Jardim... 

Se a Guta descobre que não muito longe da fazenda de seu pai tem verdadeiros paraísos naturais, ela não ficaria passando calor só por lá. Nosso Estado é quente por natureza, pois então, nada melhor que se refrescar nas águas de Bonito, se encantar com a beleza de Bodoquena, passear pelas ruas históricas de Corumbá, enfim... conhecer outros lugares para entender que de belezas naturais, estamos muito mais que bem servidos! 

passeio bodoquena1

Nascentes da Serra/Arquivo Pessoal

10 - Zé Leôncio na Expogrande 

O Rei do Gado do MS, com fama que já cruzou a linha da Boa Esperança, o sr. José Leôncio teria muito a faturar na mais tradicional feira de agronegócio do Estado. Já pensou ele depois de ganhar rios de dinheiro nos leilões, dando uma esticada nos  de Thiaguinho, do Luan Santana, Alok e afins. Ia ser épico!! 

renato-goes-marcos-palmeira-pantanal

Renato Goes é Zé Leôncio na primeira fase e Marcos Palmeira é o mesmo personagem na fase definitiva - (Fotos: TV Globo)

E na sua opinião, o que mais que poderia rolar na novela que a deixaria ainda mais sul-mato-grossense? 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Festa da Linguiça de Maracaju fortalece cultura regional e beneficia a população
Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo
Foto: Fundação de Cultura AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Museus de MS recebem temporada cultural no estado entre 13 e 19 de maio
AQUA PARK EM FÁTIMA DO SUL - Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia FÁTIMA DO SUL - AQUA PARK
Aqua Park estará aberto neste sábado e domingo em Fátima do Sul, veja como fazer sua reserva
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí

Mais Lidas

ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
JATEÍ - TUDO DEFINIDO
Estão preparados?, Shows e datas definidas para a maior festa do MS, a Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul amanheceu triste com o falecimento do amigo Martins, pai do Cleber da SOS Celulares